julho 28, 2018

O EVENTO

O Trem do Samba se realiza, anualmente, em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro. O evento faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, com uma viagem de trem, da Central do Brasil ao bairro de Oswaldo Cruz, considerado o berço do samba carioca, localizado na região da Grande Madureira, subúrbio da cidade. Com o apoio de parceiros, a festa conta com um palco principal montado na Estação de Trem Central do Brasil, além de outros três situados no bairro de Oswaldo Cruz.

O evento, idealizado pelo artista Marquinhos de Oswaldo Cruz, em cada edição, homenageia um nome ou elemento forte do Samba. A expectativa de público gira em torno de 120 mil pessoas.
A festa gratuita emprega, anualmente, cerca de 1.500 trabalhadores, promove o aquecimento do comércio local e arrecada uma média de 2,5 toneladas de alimentos não perecíveis, distribuídos para diversas instituições de caridade.

Renomados artistas do samba nacional já marcaram presença, como: Dona Ivone Lara, Tia Surica, Monarco, Nelson Sargento, Wilson Moreira, Noca da Portela, Leci Brandão, Paulinho da Viola, Jorge Aragão, entre tantos outros. E você, vai perder essa viagem?